quarta-feira, 21 de março de 2012

Convença-me! Mas não me Manipule

Persuadir não e a mesma coisa que manipular. A grande diferenca reside na intenção do orador(anunciates),No caso da persuasao o objetivo e apenas provocar a adesao,apelando a fatores racionais e emocionais.No caso da manipulação existe uma intenção de desvalorizar os fatores racionais,apelando a uma adesao emocional,com o proprio discurso baseado em falacias,onde e patente a intencao de confundir e manipular.

Imagem (1) Persuasao:

Persuadir os destinatarios é uma ação possivel,sem ser por forca ou chantagem,mais sim,por levar,atrasves das ideias e da argumentação,o outro a decidir de forma conveniente,com tudo isso o retorno se torna imedíato.

Se persuadir,sentir atraido ou ter desejo,é muito diferente de ser manipulado,a forma de voce se atrai por um produto que voce tenha necessidade ou ate mesmo aquela “Midia” lhe convenceu, de forma saudavel,pode se dizer que você foi persuadido e espero que tenha feito uma boa escolha ou que tenha uma otima necessidade.



Imagem (2) Manipulação:

No caso da manipulaçao existe uma inteção deliberada de desvalorizar os fatores racionais,apelando a uma adesao emocional,onde o manipulador consegue lhe mostrar que sua necessidade(que não a tem) se torne prioridade e seus desejos se torne uma necessidade que não a tem.
Conseguimos ser manipulado sem até mesmo percebermos, no dia-dia de forma que ate menos imaginamos mais no fim, se tornamos vitima de uma escolha imediata que se pode causar grandes transtornos.


Por Gustavo Gondim

Nenhum comentário:

Postar um comentário