
Com isso, a publicidade estabelece estratégias comunicacionais e cria uma linguagem aceitável e acessível para os mais diversos públicos com que ela quer trabalhar. Essa linguagem precisa ser atrativa para o indivíduo. Este indivíduo, que tem nos segmentos de mercados uma variedade infinita de escolha, necessita ser atraído, necessita de um ímã, de um bom argumento que o impulsione e justifique sua escolha.
Essa pesquisa pretende analisar as estratégias publicitárias presentes no contexto moderno e pós-moderno, estabelecendo as principais diferenças entre as noções de persuasão e sedução quando utilizadas como estratégias publicitárias. Para tanto, a curiosidade de pesquisa que norteia esta indicação é: a partir de quais aspectos pode-se estabelecer uma ruptura na estratégia publicitária persuasiva em prol de uma estratégia publicitária sedutora?
O período da modernidade caracteriza-se pela forma discursiva persuasiva, pois constrói seu discurso através do planejamento e da criação de mensagens, prioritariamente, informativas, conforme aponta Gomes (2003). Essas mensagens, então, transmitem as características e as vantagens mediante a aquisição do produto, sendo que essas vantagens palpáveis são conquistadas através de seu uso. A comunicação persuasiva é, portanto, aquela que leva os receptores à motivação, através do emprego de informações que levem ao uso da racionalidade e consequente verificação da “veracidade” da promessa contida na mensagem.
O período da modernidade caracteriza-se pela forma discursiva persuasiva, pois constrói seu discurso através do planejamento e da criação de mensagens, prioritariamente, informativas, conforme aponta Gomes (2003). Essas mensagens, então, transmitem as características e as vantagens mediante a aquisição do produto, sendo que essas vantagens palpáveis são conquistadas através de seu uso. A comunicação persuasiva é, portanto, aquela que leva os receptores à motivação, através do emprego de informações que levem ao uso da racionalidade e consequente verificação da “veracidade” da promessa contida na mensagem.
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