domingo, 25 de março de 2012

Nunca diga não ao Panda!


Bichinhos fofinhos com certeza são uma bela forma de persuadir uma pessoa e isso é o que há hoje em dia, que digam os Pôneys Malditos. Mas fofura com uma dose de violência é o que há na propaganda Árabe elaborada pela Elephant Cairo e Advantage Marketing & Advertising, para uma marca egípcia de queijos, o "Panda Chease" e é uma propaganda bem popular no Oriente Médio, em especifico no Egito 

Nela podemos ver um pandinha muito bonitinho, que quer que você compre o queijo e fica te encarando com o seu focinho redondinho e seu olhar profundo. O slogan da campanha é "Never say no to Panda" que quer dizer "Nunca diga não ao Panda" e quem se recusar a comer ou usar os produtos da marca Panda, acaba tendo um encontro nada agradável com o mesmo!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Convença-me! Mas não me Manipule

Persuadir não e a mesma coisa que manipular. A grande diferenca reside na intenção do orador(anunciates),No caso da persuasao o objetivo e apenas provocar a adesao,apelando a fatores racionais e emocionais.No caso da manipulação existe uma intenção de desvalorizar os fatores racionais,apelando a uma adesao emocional,com o proprio discurso baseado em falacias,onde e patente a intencao de confundir e manipular.

Imagem (1) Persuasao:

Persuadir os destinatarios é uma ação possivel,sem ser por forca ou chantagem,mais sim,por levar,atrasves das ideias e da argumentação,o outro a decidir de forma conveniente,com tudo isso o retorno se torna imedíato.

Se persuadir,sentir atraido ou ter desejo,é muito diferente de ser manipulado,a forma de voce se atrai por um produto que voce tenha necessidade ou ate mesmo aquela “Midia” lhe convenceu, de forma saudavel,pode se dizer que você foi persuadido e espero que tenha feito uma boa escolha ou que tenha uma otima necessidade.



Imagem (2) Manipulação:

No caso da manipulaçao existe uma inteção deliberada de desvalorizar os fatores racionais,apelando a uma adesao emocional,onde o manipulador consegue lhe mostrar que sua necessidade(que não a tem) se torne prioridade e seus desejos se torne uma necessidade que não a tem.
Conseguimos ser manipulado sem até mesmo percebermos, no dia-dia de forma que ate menos imaginamos mais no fim, se tornamos vitima de uma escolha imediata que se pode causar grandes transtornos.


Por Gustavo Gondim

Persuasão em sua vida

Com certeza a persuasão está presente em vários áreas do nossso cotidiano, mas as propagandas são o lugar onde ela é mais visível. Isso acontece porque o foco principal de uma propanganda é persuadir o o público alvo a comprar ou fazer algo especifico, como por exemplo comprar um celular ou doar sangue. Para tanto é necessário utilizar-se de recursos que consigam levar uma pessoa a tomar uma atitude, o que muitas vezes é feito pelo apelo emocional.

Para atingir seus objetivos, as propagandas na maioria das vezes mostram situações que não possuem muita ligação com o produto apresentado por elas. Para perceber isso, basta prestar atenção como na maioria dos comerciais aparecem as coisas que são mais cobiçadas por nós, como beleza, alegria, amor e status.Todos esses elementos são utilizados com um único intuito: o de persuadir.

terça-feira, 20 de março de 2012

Isso é um nike ou fui persuadido? Mercados e Mercadoria!

No mundo de hoje, os mercados estão cada vez mais amplos. Os consumidores cada vez mais envolvidos por ondas plurais de mercadorias. Os meios de comunicação viraram grandes vitrines de um shopping que não só vende mercadorias, mas também conceitos e tendências.

Com isso, a publicidade estabelece estratégias comunicacionais e cria uma linguagem aceitável e acessível para os mais diversos públicos com que ela quer trabalhar. Essa linguagem precisa ser atrativa para o indivíduo. Este indivíduo, que tem nos segmentos de mercados uma variedade infinita de escolha, necessita ser atraído, necessita de um ímã, de um bom argumento que o impulsione e justifique sua escolha.

Essa pesquisa pretende analisar as estratégias publicitárias presentes no contexto moderno e pós-moderno, estabelecendo as principais diferenças entre as noções de persuasão e sedução quando utilizadas como estratégias publicitárias. Para tanto, a curiosidade de pesquisa que norteia esta indicação é: a partir de quais aspectos pode-se estabelecer uma ruptura na estratégia publicitária persuasiva em prol de uma estratégia publicitária sedutora?

O período da modernidade caracteriza-se pela forma discursiva persuasiva, pois constrói seu discurso através do planejamento e da criação de mensagens, prioritariamente, informativas, conforme aponta Gomes (2003). Essas mensagens, então, transmitem as características e as vantagens mediante a aquisição do produto, sendo que essas vantagens palpáveis são conquistadas através de seu uso. A comunicação persuasiva é, portanto, aquela que leva os receptores à motivação, através do emprego de informações que levem ao uso da racionalidade e consequente verificação da “veracidade” da promessa contida na mensagem.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Beber muita água ajuda a perder peso

Desde cedo somos ensinados que a água deve ser consumida diariamente, no entanto o que muitos ainda não tem conhecimento é que esse liquido inodoro, incolor e insipido tem mais qualidades benéficas do que imaginamos. Um dos benefícios da água que podemos destacar é o auxilio na perda de peso.

A água acelera o metabolismo humano se ingerida várias vezes e na quantidade adequada de 2 litros por dia, com o metabolismo acelerado o corpo queima as gorduras excedentes. A água também tem o poder de inibir o apetite, especialistas no assunto declaram que beber água 30 minutos antes das refeições faz com que a quantidade de alimento ingerido diminua 15%.

Uma das causas de aumento de peso é a retenção de líquidos que pode ser causada pelo a falta de água no organismo, isto porque o nosso corpo quando não hidratado corretamente se defende retendo líquidos causando inchaço e desconforto além do peso extra.

Então quando quiser perder peso e for iniciar uma dieta, não esqueça da água, ela tem uma função de suma importância para atingir os objetivos daqueles que brigam com a balança.

domingo, 18 de março de 2012

Hipnotizando sua vida

COMPRE BATON, SEU FILHO MERECE BATON! 

Quem não se lembra da polêmica propaganda do chocolate Baton? O mantra Compre Baton, era repetido incansavelmente na campanha, utilizando de recursos para manipulação do consumidor. Apesar de censurado, o comercial definitivamente introduziu o nome do chocolate na cabeça das pessoas. Atualmente propaganda similar a da Baton, não são aprovadas pelo CONAR, pois induz aos pais e à própria criança a comprar Baton. Até hoje, o comercial da década de 80, é lembrado e comentado. Independente da censura, o comercial foi um grande sucesso na época, e fator decisor para alavancar as vendas do chocolate. Compre Baton se tornou sua marca registrada.

Por Gustavo Gondim

sábado, 17 de março de 2012

Pôneis Malditos - Uma ótima Campanha

A Marca de Automóveis Nissan lançou  Pôneis Malditos é um novo comercial. Independente de ser bom ou ruim, aparentemente virou sensação entre as pessoas, que já colocou o termo “Pôneis Malditos” nos trending topics mundiais do Twitter. Fazia tempo que eu não ouvia um jingle tão grudento.
– “Pôneis malditos, pôneis malditos, venha com a gente atolaaaaar!”

Parabéns à Lew Lara\TBWA, agência que criou essa campanha criativa e bem humorada. A grande maldição da campanha é ficar com a música grudada na cabeça. Era só o que faltava: eu ficar cantando essa musica durante uns dias.